Cabruca
Destaque 4 Destaque 5 Destaque 6 Destaque 7 Destaque 1 Destaque 3
FacebookTwitterYouTube

Loja Online

Calendário Fenológico: Uma ferramenta para auxiliar no cultivo de espécies arbóreas nativas da Floresta Atlântica do Sul da Bahia.

Visando auxiliar na identificação de espécies de árvores freqüentes na Mata Atlântica da Região Sul da Bahia, a pesquisadora Michaele Pessoa com apoio do Instituto Cabruca, Instituto Biofábrica de Cacau, Conservação Internacional do Brasil e CEPLAC, a partir de pesquisas desenvolvidas pelo Jardim Zoológico de Antwerp - Bélgica em parceria com o IESB, está lançando o Livro Calendário Fenológico: Uma ferramenta para auxiliar no cultivo de espécies arbóreas nativas da Floresta Atlântica do Sul da Bahia, editado pela Editus, gráfica da UESC. O mesmo contém informações e ilustrações do período reprodutivo de espécies nativas, além da indicação de seus períodos de floração e frutificação.

Na forma de guia de campo, o calendário, permite uma consulta rápida e objetiva, essencial ao cultivo dessas espécies, pois ele orienta na coleta eficiente de sementes, na produção de mudas e na utilidade ecológica e econômica das espécies, podendo ser utilizada em programas de reflorestamento e de silvicultura.

Segundo o Diretor Geral da Biofábrica, Henrique Almeida, o livro será de suma importância para auxiliar produtores e técnicos no cultivo de espécies nativas que serão utilizadas pela Biofábrica, CEPLAC e Instituto Cabruca para serem consorciadas com cacaueiros na implantação de programas de fomento florestal, como já ocorre com o Pau Brasil. A idéia é criarmos a estrutura necessária para estruturar programas em torno da linha de financiamento 'FNE Verde” e fazer do Sul da Bahia um grande pólo moveleiro de alto valor agregado e de baixo impacto ambiental, concluiu o Diretor.

Quem se interessar em adquirir a publicação poderá entrar em contato com o Instituto Cabruca nos telefones (73) 3633 6899 com Erick Cotta, ou na Livraria da UESC no Centro de Arte e Cultura Paulo Souto.

Marcelo Ganem lança CD Amoroso Chocolate

O músico e compositor Marcelo Ganem festeja a oportunidade de mostrar ao mundo a música inspirada na Mata Atlântica que cerca as produções de cacau no Sul da Bahia.“Agradeço e comemoro a grandeza de conviver com este patrimônio natural, cultural e histórico neste pedaço de terra onde Brasil nasceu e que gerou seres iluminados, como Jorge Amado e outros grandes”, diz, Marcelo.

Com 14 músicas forjadas por um primoroso trabalho artístico, Amoroso Chocolate é o quinto disco de Marcelo Ganem, que a cada ano aprimora a essência musical de quem não faz concessões aos ditames da indústria fonográfica e deixa correr nas veias o inesgotável legado musical de mestres como João Gilberto, Tom Jobim, Chico Buarque e Caetano Veloso.

 

Praça Doutor Cadete, 06 - Alto de São Sebastião - Ilhéus - Bahia - CEP: 45659-080
Email: cabruca@cabruca.org.br - Tel/Fax: 55(73)3633-6899