Cabruca
Destaque 4 Destaque 5 Destaque 6 Destaque 7 Destaque 1 Destaque 3
FacebookTwitterYouTube

Sala de Imprensa - Notícias

27/05/2013

Chocolate 100% brasileiro será destaque em evento na costa do cacau

A proposta é aliar produção sustentável de cacau com valorização da produção brasileira, já reconhecida e valorizada internacionalmente.

Com o objetivo de valorizar o cacau brasileiro produzido de forma sustentável no bioma Mata Atlântica e Amazônia, em sistemas agroflorestais como o Cacau Cabruca, será realizado um "Chocolate da Tarde", onde a tônica será a degustação de deliciosas receitas produzidas com chocolate de origem 100% Brasil.

A iniciativa é do Instituto Cabruca e acontecerá durante o lançamento do Concurso Maiores Árvores da Região Sul da Bahia, a ser realizado no dia 29 de maio, a partir das 15h, na Fazenda Yrerê, Rodovia Jorge Amado (Ilhéus – Itabuna), Km 11.

As receitas serão elaboradas a partir de chocolates da linha Harald Melken Unique elaborados exclusivamente com amêndoas produzidas por produtores brasileiros no Sul da Bahia e Amazônia, região do Xingu.

A ideia é demonstrar as possibilidades de negócio sustentável quando o assunto é produção de chocolate com alto teor de cacau. A ideia é boa para produtores e também para os consumidores, que saem ganhando no quesito qualidade e saúde – já é provado cientificamente que chocolate com maior teor de cacau faz bem à saúde.

“O consumo de chocolates elaborados somente com amêndoas brasileiras ajuda a valorizar as formas de produção sustentável em Sistemas Agroflorestais e pode melhorar a situação dos trabalhadores envolvidos em todo o processo de produção das amêndoas, fortalecendo, cada vez mais, a necessidade de produzir bens com responsabilidade socioambiental”, ressalta o presidente do Instituto Cabruca, Durval Libânio.

Participam da iniciativa o Instituto Cabruca, que também está à frente da Organização do Programa Árvores da Cabruca, a Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) e o Núcleo Mata Atlântica do Ministério Público da Bahia.

O Concurso
O “Programa Árvores da Cabruca” é uma iniciativa do Instituto Cabruca, com apoio da Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Ministério Público da Bahia, Instituto Federal Baiano - Uruçuca e TV Mercado do Cacau, com o objetivo de formar produtos ecoturísticos associados a cadeia produtiva do cacau e chocolate, reconhecer e conservar as maiores árvores da região Sul da Bahia.

Neste ano, o Concurso “Maiores Árvores da Região Sul da Bahia”, uma das principais iniciativas do Programa, homenageará o Jequitibá.
 

Voltar

Praça Doutor Cadete, 06 - Alto de São Sebastião - Ilhéus - Bahia - CEP: 45659-080
Email: cabruca@cabruca.org.br - Tel/Fax: 55(73)3633-6899