Notícias

Instituto Cabruca participa do V Festival Internacional do Chocolate e Cacau

01 de julho de 2013

Instituto Cabruca participa do V Festival Internacional do Chocolate e Cacau

Concurso Maiores Árvores da Região Sul da Bahia e Indicação Geográfica Cacau Sul da Bahia serão destaque no evento.

O Instituto Cabruca (IC) marcará presença no V Festival Internacional do Chocolate e Cacau que será realizado no período de 3 à 7 de julho, no Centro de Convenções em Ilhéus.
No estande, o visitante terá acesso a informações sobre suas ações e programas, com destaque para o Concurso Maiores Árvores da Região Sul da Bahia, que premiará em 2013 o maior Jequitibá da região Sul da Bahia e a Indicação Geográfica Cacau Sul da Bahia, ferramenta importante para o reconhecimento da procedência do cacau produzido no Sul da Bahia. As iniciativas são inéditas na região.

Durante o Festival, o Instituto também divulgará o trabalho produção artesanal de camisas realizado pelo grupo de mulheres do Assentamento Luanda, em Itajuípe. Essa ação faz parte do projeto "Costurando o futuro" do Instituto Cabruca, e tem o objetivo de promover uma nova atividade para as mulheres de assentamentos rurais de Itajuípe e Arataca e estimular a geração de renda por meio de uma atividade sustentável e de inserção social.

Além de promover a conservação das cabrucas, o Instituto trabalha para que o cacau brasileiro seja mais valorizado e tenha maior qualidade como alimento. Para isso, os programas possuem ênfase em pontos como: produção orgânica, certificação socioambiental, beneficiamento das amêndoas, fabricação de chocolate em nível local e seu maior percentual no chocolate, tornando-o mais saudável. A ideia é conscientizar os consumidores da importância do consumo do cacau, que possui alto teor de flavonóides e magnésio, útil para a prevenção de doenças cardíacas e diabetes, por exemplo.

Para Thiago Guedes, Secretário Executivo do IC, a participação em festivais é uma oportunidade para apresentar ações e falar diretamente com o público. “É uma forma de mostrarmos o potencial dessa região, valorizando o sistema agroflorestal cabruca, o cacau e o chocolate”, pontua.

O Festival

Realizado há 4 anos em Ilhéus, o Festival reúne o mais diversificado público. Visitantes de todo o país, apreciadores de chocolate, produtores de cacau, potenciais investidores, estudantes e pesquisadores que buscam negócio, cultura e diversão.

O evento agrega diversos segmentos da cadeia produtiva do cacau e do chocolate, expõe e vende produtos derivados, promove minicursos, workshops e palestras, oferece espaço infantil, além de uma série de atividades culturais, com shows de artistas regionais e nacionais.

Para mais informações, acesse: www.festivaldochocolate.com