Notícias

28 de março de 2016

Escola Chocolate da Floresta lança calendário de Cursos de Extensão

A Escola Chocolate da Floresta, vinculada ao Instituto Cabruca, lançou o calendário anual de cursos presenciais que terão início no próximo 25 de abril. Localizada na Avenida Dois de Julho, 379, no centro da cidade, a escola está oferecendo três modalidades de cursos e um roteiro de experiência gastronômica, intitulado “do Cacau ao Chocolate”, que contam com a participação da pesquisadora Adriana Reis.

Os cursos de extensão têm carga horária de 20 horas, 40 e de 80 horas, e abordarão temas como A Cadeia do Cacau e Chocolate no Brasil, Preparo do Cacau Fino, Fabricação do Chocolate a partir de Amêndoas e Introdução à Confeitaria.  Com 20 horas, o curso Faça seu Chocolate aborda as oportunidades de mercado para chocolates de origem e a elaboração de chocolate a partir de amêndoas, incluindo torra, descasca, pré-moagem, moagem, refino, conchagem, temperagem, enformagem, solidificação e embalagem.

O curso Da Árvore à Barra, de 40 horas, além de abordar a elaboração de chocolate e a cadeia do cacau ao chocolate, irá capacitar o aluno em produção de cacau fino, com aulas práticas na Fazenda Leolinda, do renomado produtor João Tavares, premiado por duas vezes no Salon du Chocolat em Paris.

Já o curso Chocolate da Floresta, com duração de 80 horas, é destinado às pessoas que desejam conhecer todo o sistema de produção de cacau, preparo do cacau fino, elaboração de chocolate em pequena escala e introdução à confeitaria, também com aulas práticas do cacauicultor João Tavares, em sua fazenda Leolinda, e com a chef Miriam Pinkowski, entre outros chocolatiers famosos.

No segmento específico do turismo, o curso Turismo Gastronômico do Cacau ao Chocolate terá foco na gastronomia do cacau ao chocolate, envolvendo a visitação ao laboratório da Escola Chocolate da Floresta, visita a fazendas, degustação de frutos de cacau, polpa, nibs, geleias, sucos, chás, chocolate cru e tradicional, oriundos de diversas variedades genéticas. Com duração de 12 horas, sendo apenas quatro horas aula por dia.