Notícias

Instituto Cabruca em parceria com o Assentamento Terra Vista e Teia dos Povos realiza curso de Sistema Agroflorestal.
Realização: Assentamento Terra Vista, Teia dos Povos e Instituto Cabruca

04 de junho de 2019

Instituto Cabruca em parceria com o Assentamento Terra Vista e Teia dos Povos realiza curso de Sistema Agroflorestal.

O Instituto Cabruca atua com a missão de conservar e valorizar o Sistema Agroflorestal “Cabruca” e busca promover o sistema cabruca e seu grande potencial para a produção de cacau, frutas, madeira certificada, sementes florestais, plantas ornamentais, fármacos, ecoturismo e água, além do estímulo a produção de chocolate tree to bar por meio da Escola Chocolate da Floresta. A instituição tem foco em conciliar a produção agroflorestal de cacau, o combate à pobreza e a conservação da biodiversidade em consonância com os ODS.

O Instituto Cabruca realiza Cursos de Curta Duração desde 2007. Os cursos são inspirados a partir das experiências adquiridas pela instituição, no desenvolvimento de seus projetos de pesquisa e extensão, realizando a transição e troca de experiências do conhecimento em instrumentos aplicáveis para o desenvolvimento sustentável. Instrutores com experiência desenvolvem temas como Sistema Agroflorestal, Agroecologia, Produção Sustentável, Sistema de Informação Geográfica, Ferramentas da Ação Participativa, Produtos Florestais Não Madeireiros, Silvicultura de Nativas, Cacauicultura, Bioinsumos, Produção Orgânica, Adubação Verde, Produção de Chocolate, Beneficiamento de Amêndoas de Cacau, Sustentabilidade, Tecnologia no Campo, Certificação Orgânica, Certificação Socioambiental, Assistência Técnica e Extensão Rural, Planejamento Integrado da Propriedade, CEFIR, Ecoturismo, dentre outros.

Os cursos são realizados em comunidades e propriedades rurais, parceiras, nos municípios de Ilhéus, Arataca, Itabuna, Una, Ipiaú, Gandu, Uruçuca e Itamaraju no estado da Bahia. Para mais informações sobre nossos cursos escreva para cabruca@cabruca.org.br.

 

Próximo Curso: Sistema Agroflorestal

Inscrições: 31/05/19 até 11/06/19

https://www.sympla.com.br/curso-de-sistema-agroflorestal__549206  

Curso: Sistema Agroflorestal

Local: Assentamento Terra Vista, município de Arataca/BA, zona rural, s/n. Percorrer aproximadamente 1km da BR 101 em direção a sede do município, a entrada do assentamento estará ao lado esquerdo.

Realização do Curso: 19/06/2019 a 21/06/2019

Horário: Início às 14h do dia 19/06/19 e Término às 12h do dia 21/06/19

Carga Horária: 16h

Investimento Sapucaia: R$ 200,00 (Inclui Curso Completo + Certificado + Material)

Investimento Jequitibá: R$ 500,00 (Inclui Curso Completo + Certificado + Material + Hospedagem + Alimentação)

Público: Produtores rurais, estudantes, técnicos em agroecologia, meio ambiente, agrícolas ou florestais de nível médio ou superior, extensionistas e demais profissionais e pessoas interessadas.

Após sua inscrição, a confirmação do curso será até dia 13/06/2019, por e-mail, aguarde esta data para a compra de passagens aéreas ou terrestres.

 

Em debate: A questão ambiental trazida no final do século passado para o centro das discussões em fóruns técnicos e políticos em escala mundial e mantida até os dias atuais, têm contribuído de forma efetiva para a mudança de paradigmas em inúmeros campos da dinâmica humana, consolidando e ampliando ações ambientalistas em diversas escalas. O interesse pelo meio ambiente, que antigamente se restringia ao público acadêmico, foi ampliado de forma que alcançou vários segmentos da sociedade. Neste contexto, a busca por métodos de produção por meio de práticas sustentáveis, ganharam cada vez mais adeptos. Entre as várias tecnologias de produção consideradas de baixo impacto, os Sistemas Agroflorestais apresentam-se como resultado potencial de transformação de uma realidade degradada para um território sustentável.

 

SISTEMA AGROFLORESTAL é um conjunto de técnicas que combina intencionalmente, em uma mesma unidade de área, espécies florestais (árvores, palmeiras, bambuzeiros, etc) com cultivos agrícolas ( cacau, cupuaçu, seringueira, etc), com ou sem a presença de animais, para obter bens e serviços em bases sustentáveis a partir das interações estabelecidas (Crespo, 2013).

 

Confira abaixo os temas tratados:

- Implantação e Manejo de um Sistema Agroflorestal

- Gestão do Lote ou imóvel “Cabruca Dinâmica”

- Tipos de muda e plantio do cacaueiro

- Planejamento de viveiros agroflorestais

- Manejo do Solo, Calagem e Adubação Orgânica

- Controle Alternativo de Pragas

- Silvicultura de Nativas e Exóticas em Agroflorestas

- Policultivos, Leguminosas e Adubação Verde

- Bioinsumos

- Visita Técnica à área demonstrativa agroflorestal

- Visita Técnica ao Viveiro Agroflorestal

       

Instrutores:

Tarcísio Matos, engenheiro agrônomo, especialista em sistema agroflorestal, cacau e cabruca; Sálvio Oliveira, tecnólogo em agroecologia, técnico em agroecologia, experiência na implantação e manejo de agroflorestas; Francisco Vilas, tecnólogo em agroecologia, técnico em agroecologia, experiência na implantação e manejo de agroflorestas; Thiago Guedes, doutorando em engenharia industrial, mestre em conservação da biodiversidade e sustentabilidade, especialista em gestão e manejo ambiental em sistemas florestais, engenheiro agrônomo; Walter Lima, mestre em conservação da biodiversidade e sustentabilidade, engenheiro ambiental, técnico em agropecuária; e André Guimarães, doutor e mestre em produção vegetal e engenheiro agrônomo.