Notícias

Instituto Cabruca em parceria com a Faculdade de Farmácia da UFBA, CIC, UNEB e apoio da FAPESB, lançam Cartilha do Cacau.
Cartilha Características de Qualidade do Cacau do sul da Bahia

10 de junho de 2019

Instituto Cabruca em parceria com a Faculdade de Farmácia da UFBA, CIC, UNEB e apoio da FAPESB, lançam Cartilha do Cacau.

A cartilha foi desenvolvida a partir dos resultados obtidos com o projeto “Caracterização de parâmetros instrumentais e sensoriais de chocolates produzidos a partir de variedades de cacau utilizadas para a produção do cacau fino e/ou especial da região sul da Bahia”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado da Bahia – FAPESB.

A trabalho foi executado em parceria com a Faculdade de Farmácia da UFBA, a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, o Centro de Inovação do Cacau – CIC e o Instituto Cabruca.

De acordo com o Coordenador do Projeto, o Prof. Dr. Sergio Soares, a realização do trabalho envolveu vários pesquisadores, alunos de mestrado e alunos de graduação que durante 5 anos participaram da realização dos experimentos, que mesmo em meio a uma das maiores secas que assolaram a região, conseguiram obter resultados confiáveis para a elaboração desse material.

Dada a insuficiência de estudos no Brasil e na região sul da Bahia, sobre a temática do cacau fino e /ou especial, considera-se a natureza impar da pesquisa, gerando informações que contribuem para nortear o desenvolvimento de trabalhos dentro deste campo, assim como auxilia na produção de matéria-prima de qualidade para a produção de chocolates monovarietais, trazendo para a região desenvolvimento e inclusão social.

Acresce-se ainda uma visão futura, iniciando a criação de um banco de dados de parâmetros físicos, químicos e sensoriais das variedades que hoje apresentam potencial para a produção de cacau fino e/ou especial, que pode ser empregado para as novas variedades que ainda serão desenvolvidas.

Para o presidente do Instituto Cabruca, Thiago Guedes, os resultados compartilhados na publicação, contribuem de forma significativa para o setor do cacau. Tem-se mais um instrumento que fortalece a rede de produtores de cacau, trabalhadores rurais, indústria chocolateira, chocolatier, pesquisadores, profissionais, estudantes, consumidores e poder público, considerando a geração de serviços e produtos tree to bar.  Guedes ainda adianta que este trabalho será uma boa referência para os cursos de produção de chocolate e beneficiamento de amêndoas de cacau que serão ofertados neste segundo semestre por meio da Escola Chocolate da Floresta.

A cartilha está disponível no site do Instituto Cabruca (www.cabruca.org.br) na aba publicações.