Notícias

Novas espécies de ácaros são encontradas em áreas de Cabruca.
Excelsotarsonemus tupi

10 de junho de 2019

Novas espécies de ácaros são encontradas em áreas de Cabruca.

A região sul do estado da Bahia contém um fragmento significativo do bioma Mata Atlântica, contendo uma das maiores diversidades biológicas do mundo. Os agricultores locais cultivam o cacaueiro, Theobroma cacao L. (Malvaceae), sob a copa da floresta, em plantações de cacau sombreadas chamadas cabrucas. Esta agrofloresta é caracterizada por altos níveis de umidade e temperatura, favorecendo a presença de uma grande diversidade de espécies de fungos, bactérias, insetos e ácaros. 

Uma nova espécies de ácaro foi encontrada em Ilhéus, Bahia e descrita pelo pesquisador Dr. André Silva Guimarães Sousa e colaboradores. O Excelsotarsonemus cabrucae recebeu esta nomenclatura “cabrucae” em homenagem ao agrossistema cabruca, pois foi encontrado primeiramente neste sistema de plantio, em folhas de cacaueiro e jaqueira. Outras espécies como Excelsotarsonemus tupi, Excelsotarsonemus caravelis e Daidalotarsonemus oliveirai já haviam sido descritas anteriormente pelo Dr. José Marcos Rezende e colaboradores, pesquisadores da Unesp de São José do Rio Preto, São Paulo, e foram encontradas também em áreas de cabruca. Importante salientar que provavelmente estas espécies de ácaros não representem uma ameaça e não causam prejuízos na produção de cacau, mas significam um avanço científico no conhecimento da biodiversidade destes pequenos animais no sistema agroflorestal.

O artigo completo da descrição do Excelsotarsonemus cabrucae está disponível no site do Instituto Cabruca (www.cabruca.org.br), na aba publicações.