Notícias

Instituto Cabruca, UESC e IF Baiano lançam publicação na 6˚ Jornada de Agroecologia da Bahia
Guia de Manejo do Agroecossistema Cacau Cabruca, volume 2. Realização: Instituto Cabruca, UESC e IF Baiano.

02 de outubro de 2019

Instituto Cabruca, UESC e IF Baiano lançam publicação na 6˚ Jornada de Agroecologia da Bahia

O volume 2 do Guia de Manejo do Agroecossistema Cacau Cabruca reúne mais de 30 autores com trabalhos sobre Cabruca, Agroecologia, Sistemas Agroflorestais, Cacau, Tecnologias Sociais e Ambientes Sustentáveis.

A Jornada de Agroecologia da Bahia, tem como objetivo contribuir com o empoderamento e auxiliar o desenvolvimento sustentável e socioeconômico dos povos e comunidades tradicionais residentes no território baiano em particular, mas, também brasileiro e latino-americano.

Durante o encontro, acontecem plenárias, místicas, rodas de conversas, espaços auto organizados pelas mulheres, cirandas educativas para as crianças, cortejos, oficinas práticas e apresentações culturais. Em cada Jornada participam em média 2.000 pessoas, entre indígenas, mestres de tradição oral, quilombolas, movimentos sociais, assentados e acampados, agricultores familiares, estudantes, pesquisadores, profissionais em Agroecologia e a sociedade em geral.

O município de Utinga, na Chapada Diamantina, receberá a 6ª Jornada de Agroecologia da Bahia, entre os dias 16 e 20 de outubro de 2019.

Diante deste cenário, a 6˚ Jornada de Agroecologia da Bahia foi o evento escolhido para o lançamento do segundo volume do Guia de Manejo do Agroecossistema Cacau Cabruca: Experiências Agroecológicas, Implantação e Manejo de Sistemas Agroflorestais, organizado pelos pesquisadores Thiago Guedes Viana (Instituto Cabruca) e Eduardo Gross (Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC).

Segundo Thiago Guedes, presidente do Instituto Cabruca e um dos organizadores e autores do Guia, “nosso objetivo com essa publicação é apresentar, aos interessados, referencial técnico de trabalhos e experiências que impulsionem a prática de uma agricultura sustentável, por meio do uso dos Sistemas Agroflorestais e da Agroecologia, avaliando que podem ser reaplicados e testados em diversos territórios, além de informes técnicos que podem gerar suporte para a melhor tomada de decisão do técnico ou agricultor. Como por exemplo, o Guia contempla a Nota Técnica de Produção de Cacau Cabruca sob Manejo Agroecológico; Passo a passo para que o produtor seja credenciado e obtenha o selo da Indicação Geográfica do Cacau; além da Portaria Conjunta Sema/Inema nº 03 de 2019, que dispõe sobre os critérios e procedimentos para a concessão da Autorização de Manejo da Cabruca – AMC”.

Guedes destaca que o livro será lançado em formato de E-Book durante a 6˚ Jornada de Agroecologia da Bahia e estará disponível a partir de 18/10/2019 para o download gratuito no site do Instituto Cabruca (www.cabruca.org.br).

A publicação representará um marco no pensar e no fazer agricultura agroflorestal agroecológica na Bahia, trazendo conteúdos atualizados sobre Sistema Agroflorestal Cacau Cabruca, Planejamento de Sistemas Agroflorestais, Novas Tecnologias para um Ambiente Sustentável, Agregação de Valor e publicações técnicas atuais no tópico final do Guia, composto por 190 páginas.

Para Eduardo Gross, professor da UESC, organizador e autor do Guia, “a publicação possibilita a troca de saberes, sendo relevante a difusão de experiências, informações técnicas que viabilizam a produção com respeito ao meio ambiente e a saúde das pessoas que consomem estes alimentos. Aliar o saber técnico-científico, elaborado por pesquisadores, técnico, com o do agricultor agroflorestal agroecológico, que vive o dia a dia nas propriedades rurais”, é o passo estruturante para resultados com maior potencial de reaplicação. Estamos trabalhando para realizar a publicação em meio impresso ainda este ano na UESC, afirma Gross.

Guedes destaca que alguns artigos e temas não foram contemplados neste volume e já adianta que o próximo Guia, em seu terceiro volume, trará novidades com o envolvimento de mais autores que compartilharão suas experiências no próximo livro.


Sobre as Jornadas de Agroecologia da Bahia

I – Jornada de Agroecologia da Bahia

Tema: Agroecologia: uma proposta de soberania do território baiano

Local: Arataca, Assentamento Terra Vista

Período: 26/11 à 01/12 de 2012


II – Jornada de Agroecologia da Bahia

Tema: Agroecologia: unindo povos e saberes

Local: Arataca, Assentamento Terra Vista

Período: 12 à 15/12 de 2013

III – Jornada de Agroecologia da Bahia

Tema: sementes, ciência, tecnologia e agroecologia para mudas a realidade das comunidades no campo e na cidade

Local: Arataca, Assentamento Terra Vista

Período: 04 à 07/12 de 2014

IV – Jornada de Agroecologia da Bahia

Tema: Terra, território e poder

Local: Arataca, Assentamento Terra Vista

Período: 29/10 à 01/11 de 2015

V – Jornada de Agroecologia da Bahia

Tema: Terra e Território: Natureza, Educação e Bem Viver

Local: Porto Seguro, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB - Campus Sosigenes Costa

Período: 19 à 23/04 de 2017

VI – Jornada de Agroecologia da Bahia

Tema: Terra, Território, Águas e Ancestralidade: Tecendo o Bem Viver

Local: Utinga, Terras do Povo Payaya, Cabeceira do Rio Utinga

Período: 16 à 20/10 de 2019