Quem Somos

O Instituto Cabruca nasceu com a missão de conservar e valorizar o sistema de produção conhecido como “cacau-cabruca” ou simplesmente "cabruca", palavra que deriva do verbo "brocar", que, por sua vez, significa “fazer buracos na mata para plantar o cacau”. Localizado em Ilhéus e com projetos na Bahia, no Pará e no Espírito Santo, tem atuação nacional e internacional e busca conservar e difundir o sistema cabruca e seu grande potencial para a produção de cacau, frutas, madeira certificada, sementes florestais, plantas ornamentais, fármacos, ecoturismo e água, além do estímulo ao sequestro de carbono.

O sistema de cultivo conservacionista ajuda a manter os biomas Mata Atlântica e Amazônia, apresentando oportunidades para atuais e futuras gerações. O cacau-cabruca consiste no plantio de cacau sob a sombra de árvores nativas, conservando, desta maneira, mais de 228 espécies nativas. Entre elas estão: Pau-Brasil, Jequitibá, Jacarandá, Vinhático e Cedro. A importância do Cabruca para a biodiversidade está em conservar estas espécies, além de propiciar que animais ameaçados de extinção, como o mico-leão da cara dourada, usufruam deste cenário conservado pra se deslocar entre fragmentos florestais isolados.

A instituição também desenvolve programas que contribuem para o combate à pobreza associados à produção de cacau em comunidades vulneráveis e à articulação de políticas públicas que ajudem a manutenção do sistema, a exemplo do programa Cacau Para Sempre, do Estado da Bahia, e da linha de financiamento com ênfase na conservação das cabrucas, o FNE Verde. Além de promover a conservação das cabrucas, o Instituto trabalha para que o cacau brasileiro tenha mais qualidade e seja mais valorizado como alimento. Para isso, desenvolve programas e projetos com ênfase em produção orgânica, certificação socioambiental, fabricação de chocolate em nível local e maior percentual de cacau no chocolate brasileiro, tornando a guloseima mais saudável e conscientizando consumidores da importância do consumo do cacau, que possui alto teor de flavonóides e magnésio, útil para a prevenção de doenças cardíacas e diabetes, por exemplo.

O Instituto Cabruca é formado por profissionais especializadas no manejo e na conservação do sistema de produção cabruca e de outros sistemas agroflorestais, em Mata Atlântica e em Qualidade de Cacau. Além disso, mantém parcerias com importantes instituições e órgãos governamentais, tais como: Conservação Internacional, IMAFLORA, Centro Estadual de Agrecologia Milton Santos, Instituto de Pesquisas Florestais (IPEF), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ministério da Agricultura, Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Visão

Difundir o sistema agroflorestal cacau-cabruca para outras regiões produtoras de cacau.

Missão

Conciliar a produção agroflorestal de cacau, o combate à pobreza e a conservação da biodiversidade, minimizando os efeitos das mudanças climáticas globais.

Valores

Compromisso:

Entendemos que o compromisso com nossa missão deve estar fundamentado na nossa prática diária, envolvendo toda a nossa equipe técnica, conselheiros e sócios;

Diálogo:

O diálogo constante e aberto com todos os atores sociais com os quais interagimos deve se dar no sentido de harmonizar os diversos interesses em prol do bem coletivo;

Parcerias:

Reconhecemos que para uma melhor execução das nossas ações e projetos, devemos sempre procurar estabelecer parcerias com outras instituições, entendendo que a complementaridade das nossas competências e a convergência das nossas ações levam à resultados maiores e mais duradouros;

Transparência:

A divulgação e publicização das nossas ações, resultados e dos recursos captados e aplicados devem se dar constantemente, visando a credibilidade e confiabilidade administrativa-financeira perante nossos financiadores, público em geral e beneficiários;

Inovação e vanguarda:

Entendemos que nossas ações, projetos, serviços e pesquisas devem ter caráter inovador e atender a demandas que contemplem a nossa missão. Os resultados devem ser transferidos e disponibilizados às instituições públicas e privadas, para qualificar políticas públicas e capacitar outras instituições.

 

Presidente: Thiago Guedes Viana

thiago@cabruca.org.br / thiagoguedesviana@gmail.com